O Lynyrd Skynyrd é sinônimo de southern rock, subgênero que conta com forte influência do blues, country e gospel. Sendo assim, não é de se estranhar que todos esses tenham aparecido em uma playlist criada pelo saudoso vocalista Ronnie Van Zant.
Em 1974, a banda embarcou em sua primeira turnê europeia. Visando ter um panorama sobre as influências do grupo, um jornalista da revista mensal Let It Rock pediu aos membros da banda que escrevessem suas dez músicas favoritas.
Eis as escolhas de Van Zant, de acordo com resgate do Far Out Magazine:
- ‘(Sittin’ On) the Dock of the Bay’ – Otis Redding
- ‘(I Can’t Get No) Satisfaction’ – The Rolling Stones
- ‘Yesterday’ – The Beatles
- ‘What’d I Say’ – Ray Charles
- ‘If We Make It Through December’ – Merle Haggard
- ‘I Can’t Explain’ – The Who
- ‘Big Boss Man’ – Jimmy Reed
- ‘Respect’ – Aretha Franklin
- ‘Will the Circle Be Unbroken’ – Hino cristão composto em 1907
- ‘Light My Fire’ – The Doors
Ronnie Van Zant e Lynyrd Skynyrd
Ronnie Van Zant foi uma das vítimas fatais do acidente aéreo de 20 de outubro de 1977. Também morreram o guitarrista Steve Gaines e a backing vocal Cassie Gaines, além do road manager Dean Kilpatrick, o piloto Walter McCreary e o copiloto William Gray. Na ocasião, a aeronave Convair CV-240 ficou sem combustível e caiu em Gillsburg, Mississippi, Estados Unidos.
Já sem nenhum integrante original – embora o guitarrista Rickey Medlocke tenha participado dos primórdios como baterista –, o Lynyrd Skynyrd segue na estrada. Johnny, irmão de Ronnie, é o vocalista desde os anos 1980, quando as atividades foram retomadas.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.